quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CORRUPÇÃO: E EU COM ISSO?


Por Anderson L. Souza

Mais um Café Filosófico-Científico realizado em Amargosa/BA. Desta vez, com o tema “Corrupção: E eu com isso?”, o Colégio Estadual Pedro Calmon foi a sede dos debates. O assunto, considerado por muitos como polêmico, teve pontos importantes evidenciados e esclarecidos pelo Prof. Me. Miguel José da Silva e o Prof. Me. Leonardo Guimarães Leite. Ficou a cargo de Evandro Salvador Miranda, bolsista PIBID, mediar a discussão. Na organização, além de mim e Maria Cândida Neres, contamos com a colaboração efetiva de Daiane Soares dos Santos, Eliene Macedo Silva, Girlene Andrade de Assis, Maria Aucimara Ribeiro Santos que, entre outras coisas, arrumaram e decoraram o colégio de maneira propícia para receber o evento. Tudo isso coordenado pela Prof.ª Dr.ª Geovana da Paz Monteiro.

Com esse diálogo pudemos perceber que a corrupção está em todos nós e não apenas, como costumamos julgar, nos políticos. Percebemos também que uma mudança no comportamento de quem comanda o país deve, em primeira instância, ser pautada por uma mudança individual em nossas ações. Afinal, em pequenas proporções, todos nós cometemos, vez por outra, atos ilícitos em benefício próprio, aos quais costumou-se chamar de “jeitinho brasileiro”.

Enfim, a discussão foi bastante proveitosa. No entanto, confesso que senti falta dos políticos da cidade, bem como de um número maior de docentes, tanto da UFRB quanto do Colégio Pedro Calmon. A presença de políticos e mais professores certamente teria enriquecido mais ainda a discussão. Como sabemos, o tema corrupção tem sido amplamente evidenciado em casos que chegam ao grande público, despertando a ira de quem se sente lesado por quem deveria lhe representar. Por outro lado, me pergunto se temos o direito de apontar o dedo para o outro, quando percebemos e admitimos que aqui ninguém é tão inocente que não cometa seus pequenos delitos?

Um comentário:

Anônimo disse...

(Shurangama Sutra and Mantra)(Kṣitigarbha)(Avalokiteśvara) (Mahāsthāmaprāpta)(Amita Buddhaya)(Bhaiṣajyaguru)
The Twelve Vows of the Medicine Buddha upon attaining Enlightenment, according to the Medicine Buddha Sutra are:
To illuminate countless realms with his radiance, enabling anyone to become a Buddha just like him.
To awaken the minds of sentient beings through his light of lapis lazuli.
To provide the sentient beings with whatever material needs they require.
To correct heretical views and inspire beings toward the path of the Bodhisattva.
To help beings follow the Moral Precepts, even if they failed before.
To heal beings born with deformities, illness or other physical sufferings.
To help relieve the destitute and the sick.
To help women who wish to be reborn as men achieve their desired rebirth.
To help heal mental afflictions and delusions.
To help the oppressed be free from suffering.
To relieve those who suffer from terrible hunger and thirst.
To help clothe those who are destitute and suffering from cold and mosquitoes.