terça-feira, 25 de outubro de 2016

FILOSOFIA E CIÊNCIA



Por Anderson L. Souza

O projeto de extensão Café Filosófico-Científico concorreu, em 2016, ao edital promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e mais uma vez foi selecionado para o Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX). Após a aprovação do projeto, me inscrevi para concorrer à bolsa e também fui selecionado para participar novamente do Café Filosófico.

Inaugurando essa nova fase, a Prof.ª Dr.ª Geovana da Paz Monteiro, coordenadora do projeto, foi nossa primeira palestrante. Com o tema “Filosofia e Ciência: Distinções e Aproximações”, a professora Geovana discorreu sobre o nascimento e a natureza da Filosofia e da Ciência, as implicações críticas da primeira sobre a segunda e a possível (in) utilidade da Filosofia para o ser humano e a sociedade. O evento foi direcionado para alunos do nível médio e ocorreu no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa.

Desta vez, tivemos a Prof.ª Iranildes Delfino, ex-aluna do curso de Filosofia do Centro de Formação de Professores (CFP), mediando a palestra. Os músicos Tony Sales e João Danilo, filhos de Amargosa, foram os convidados da noite como nossa atração artística. E aproveitando a oportunidade, fizemos o pré-lançamento do livro “Discussões Filosóficas”, organizado pela Prof.ª Geovana, que conta com textos da maioria dos professores de Filosofia do CFP como comemoração dos 10 anos da UFRB.

Foi uma noite muito agradável e riquíssima de conhecimento, música e guloseimas, típicas do Café Filosófico-Científico. Logo abaixo, é possível conferir os melhores momentos desse evento já consagrado.


Nenhum comentário: